Faça Contato: (11) 2914-9854

Projetos

Alfabetização – Reabilitação e Sociabilização.

 Nossos educandos a maioria acima dos 20 anos sem alfabetização, carentes de conhecimentos e vivências precisam de um estimulo diferente que os conduzam a um, processo de aquisição de conhecimentos e de uma visão de um mundo e não apenas uma técnica de ler e escrever. Eles precisam de tempo, por isso a necessidade de uma sequencia de épocas, precisam inclusive articular a sua cultura primeira, com uma cultura mais elaborada. Procuramos no Need proporcionar-lhes o acesso a jornais, as noticias do dia e do mundo, revistas e livros,assim como a valorização das experiências deles

 “Aprender não é saber repetir. É construir o conhecimento. É não ficar no que se sabe, mas conhecer melhor o que já se sabe e conhecer o que não se sabe”.

 As atividades artísticas, tais como desenho, a pintura, a modelagem, o canto, são em si mesmos equilibradas e harmonizadoras.

 Dizendo com as palavras de Rudolf Stneiner.

 “Primeiro é preciso despertar os professores para que estes possam acordar as crianças e os adolescentes, e é somente dentro do próprio Homem que encontramos o que é capaz de nos despertar”

Essa busca é nossa meta constante .

 Texto extraído do livro: “Criança Querida – Leonore Bertalot”

Arte – Terapia

A arte é a representação da vida, é o ponto de contato da pessoa com o mundo ao seu redor. Através dela podemos experimentar vivências e descobertas, promovendo o auto-conhecimento e o desenvolvimento de potencialidades.

 Além de a arte ser um canal aberto para a comunicação, ela é fonte de prazer, de realização e de afirmação da pessoa. Os Educandos do Projeto Esporte social, têm pouca vivência e experiência com arte em geral, faz-se necessário que através deste trabalho e vendo os resultados sintam-se importantes, uteis e valorizados.

A arte possibilita essa igualdade, porque através dela, chega-se ao belo, que é apreciado por todas as pessoas, sem distinção de cor, sexo, idade, religião ou nacionalidade. A arte não tem fronteiras. Por essa razão, pode ser considerada a maior forma de integração e de desenvolvimento humano.

Ela se mostra aberta a diferentes abordagens, desde o educativo até o terapêutico, a diferença ocorre na maneira de como o profissional conduz o indivíduo ao processo de criação e à posterior leitura de sua obra.  No nosso caso, utilizaremos a arte como meio para a expressão e elaboração do mundo subjetivo e interacional dos educandos do Projeto Esporte Social, além de recurso relacional. O foco está no resgate da capacidade criativa fazendo ponte para o criativo na vida desses educandos.

A Arte – Terapia, realizada de forma correta, permite abordar o indivíduo como um todo, nos seus aspectos físicos, psíquicos e anímicos. Esse método, visa reestruturar o equilíbrio da pessoa através da arte – uma atividade prática e real – para conduzi-la à harmonia, tanto consigo mesma quanto com o mundo exterior.

Um dos objetivos deste recurso vem de encontro com um dos objetivos da Arte – Terapia, ou seja, fazer com que o educando do Projeto Esporte Social perceba que a resolução de problemas plásticos é via indireta de solução de conflitos internos, afinal a criatividade e o desenvolvimento pessoal é algo a ser buscado em todas as situações da vida.

 A pintura, o desenho e toda a forma de expressão artística, formam um conjunto de instrumentos que auxiliam o educando a organizar sua ordem interna permitindo-lhe reconstruir a realidade que o cerca, re – significar o seu lugar e participação na sociedade.

 O processo acontece através de atividades diversificadas, na manipulação de objetos, formas, tecidos, gesso, perfumes, glicerina, etc. O educando com esta vivência de construção e de transformação, sente-se seguro a dar forma, direção e movimento também à sua própria vida.

 Cada oficina desenvolverá conteúdos próprios e trabalhará com objetivos específicos, mas que se integram, visando desenvolver habilidades, capacidades e atitudes comuns.

 Tais habilidades a serem desenvolvidas dizem respeito à: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver em conjunto e aprender a ser, que, para se concretizarem, necessitam da vivência prática a serem propiciadas nas oficinas.

No decorrer do ano de 2010 os trabalhos de Oficina de Arte Terapia foram intensificados, pois sentimos uma melhora tanto na execução, como na auto estima.

 Os educandos presentearam nossos colaboradores com trabalhos feitos na Oficina.

 A arte em essência e sabonetes artesanais agradou muito quanto a confecção e técnica.

 Com o apoio dos senhores estamos conseguindo ano a ano aperfeiçoar o trabalho que em um momento reverterá em sustentabilidade para eles.

 É impressionante ver o quanto a criatividade tem crescido e acentuado.

Já iniciamos o recolhimento de garrafas pet para executar enfeites de Natal, eles sabem que precisam em média de 600 garrafas pet grandes e 200 pequenas e ele recortam e estão armazenando, aproveitamos assim para trabalhar a Reciclagem e o Meio Ambiente na prática.

 

A equipe Need convida a todos para conhecer o novo espaço e com vivencia entender a missão da Ong e todos os processos que a envolvem.

A verdadeira Ação Social nasce do ideal, da missão de vida e do sonho de um mundo melhor e mais digno.